Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Meu País

O Meu País

O Palavreado das Palavras

Vamos falar de algumas palavras e de alguma política...

...E da política das palavras.

Palavras Homófonas são aquelas que se pronunciam da mesma forma e se escrevem de forma diferente, como por exemplo, coser as meias rotas e cozer as batatas cruas, ou ainda, cozer o arroz agulha ou coser as calças rotas no dito cujo. Por um lado, coze-se com um “z” (e com água a ferver, bem entendido), mas por outro cose-se com agulha e linha.

Quanto às palavras Homógrafas, escrevem-se da mesma maneira mas têm pronúncia diferente, sendo também coisas diferentes ou significando actos diferenciados, como por exemplo, vou ali colher morangos e no meu café só quero uma colher de açúcar. Ou ainda, esqueci-me do molho de chaves em cima da mesa e, com o andar das coisas em Portugal, estamos todos (menos os que não estão) feitos num molho – pode ser de brócolos ou de outra coisa qualquer, um molho é sempre um molho (“o” aberto) não é um molho (“o” fechado) - estar de molho é outra coisa, significa estar doente e isso já é outra conversa.

Palavras Homónimas têm a grafia (modo como se escrevem) e a pronúncia (som) iguais, parecendo que são a mesma coisa, sendo coisas diferentes, como por exemplo o canto dos pardais e a mesa do canto ou ainda “sei a matéria de cor (cór) mas não conheço a cor (côr) do dinheiro”.

Por último, as palavras Parónimas escrevem-se e pronunciam-se de forma semelhante e têm significado diferente, como por exemplo, empresta-me cem euros da despensa para comprar uns sapatos, estás dispensado de usar uns novos. Ou ainda, a reunião teve lugar numa sala de grande comprimento e depois o senhor director mandou cumprimentos à prima (dele, certamente).

Simples, não é? Façamos agora os seguintes exercícios, preenchendo os espaços em branco:

1. Palavras Homófonas (Caçar/Cassar – Concerto/Conserto)

a) Este governo andou a ______________ votos e agora o que nós temos é de lhe ______________ a governação;

b) O Rui Veloso costuma fazer um bom ______________ (quando não está com os copos). Pelo contrário, este governo vai deixar o país sem ______________.

2. Palavras Homógrafas (Voto/Boto – VIP/BIP)

a) O PPC em campanha pelo norte do país: Espero que vá votar, precisamos do seu ______________ . Vou xim, mas ______________ -lhe é um pau nos… (coisos, pronto);

b) A lista ______________ que não existiu na Autoridade Tributária emitia um ______________ sempre que era acedido o registo dos seus membros (que também não existiam).

3. Palavras Homónimas (Constituição – Irrevogável)

a) O professor Aníbal jurou defender a ______________ da República Portuguesa mas o que ele defendeu foi a ______________ do governo;

b) O ministro Paulo Portas apresentou uma demissão ______________ mas ______________ é a sua vontade e interesse em continuar no governo.

4. Palavras Parónimas (Madoff/Um gajo qualquer do BPN – Execrável/Detestável)

a) Nos Estados Unidos o senhor ______________ foi preso, julgado e condenado em seis meses, por fraude financeira. Por sua vez, em Portugal, o senhor ______________ não foi preso, nem julgado nem condenado, em seis anos, mas enaltecido como bom empresário;

b) Portugal tem um presidente da república ______________ mas, em compensação, tem um primeiro-ministro ______________ (a ordem não interessa, tal como os termos que, se não forem parónimos, têm significado idêntico).

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D